CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Professora dos cursos de Enfermagem e de Medicina do Unifeso defende tese de doutorado na UFRJ

05/08/2025 10:22:28

Atualizado em 05/08/2025 16:22:00

Professora dos cursos de Enfermagem e de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), Harumi Matsumoto defendeu sua tese de doutorado em Química Biológica, na área de Educação, Gestão e Difusão em Biociências no Instituto de Bioquímica da UFRJ. A apresentação aconteceu no dia 2 de julho, com o trabalho intitulado “Ciência e Educação: O Programa Jovens Talentosos do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro”.

Enfermeira formada pelo Unifeso, Harumi é docente na instituição desde 2016, mestre na área de Ciências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e especialista na área de Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz.

Na universidade, é a professora responsável pela disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Enfermagem; e pelas disciplinas Bases e Modelos dos Sistemas Orgânicos 2, de Medicina; além de atuar como professora pesquisadora no Programa de Iniciação Científica (PICPq), entre outras atividades.

“Considero importante a busca da integração entre ensino, pesquisa e extensão pelo docente, visando promover uma formação crítica, ética e comprometida com a realidade do cuidado em saúde, pautada em valores como paciência, responsabilidade e dedicação, a fim de contribuir de maneira consistente para a formação técnica e ética de futuros profissionais da área da saúde”, disse.

O trabalho desenvolvido para a titulação de doutora se deu através do estudo de um programa idealizado pelo professor Leopoldo de Meis, que inspirou a criação de programas criados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Durante a pesquisa, a professora analisou a institucionalização do Programa Jovens Talentosos, hoje denominado como Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência (RNEC). Segundo ela, a iniciativa cumpriu duplo protagonismo “ao mesmo tempo em que ampliou o acesso de jovens de baixa renda, oriundos da periferia, à ciência e à pesquisa, também proporcionou a formação docente e experiência de ensino aos estudantes de pós-graduação”, ressaltou.

Por: Raphael Branco



 

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