CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Caravana Sinos retorna à Feso em sua 3ª edição

06/08/2025 09:08:33

Atualizado em 07/08/2025 16:25:00

De 31 de julho a 3 de agosto, Teresópolis recebeu a terceira edição da Caravana Sinos, uma iniciativa que tem transformado o cenário da formação musical no Brasil. A ação é parte do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, projeto de extensão vinculado ao Programa Arte de Toda Gente, resultado da parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da UFRJ.

Foram cerca de 40 inscritos e, durante quatro dias, o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) e o Teatro Feso se tornaram palco de oficinas, ensaios, concertos e vivências musicais. Professores, monitores e estudantes de todos os níveis participam de atividades voltadas a instrumentos de cordas — violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico — além da prática de orquestra, conduzida por nomes consagrados do meio musical: Holly Katz (violino), Cindy Folly (viola), Ricardo Santoro (violoncelo), Rodrigo Favaro (contrabaixo) e Daniel Oliveira (prática de orquestra).

Para o professor Leandro Taveira Soares, que atua como coordenador pedagógico da ação de extensão, a continuidade do projeto em Teresópolis é resultado de uma construção sólida e do reconhecimento da cidade como um polo de formação musical na Região Serrana. “A gente está na terceira edição, o que nos permite até fazer uma análise do impacto histórico da caravana, especialmente sobre os participantes que estiveram nas primeiras edições. Essa parceria com o Centro Cultural Feso Pro Arte fortalece Teresópolis como um verdadeiro hub de capacitação musical na região”, destaca.

No sábado, dia 2, o público assistiu ao Concerto do Quarteto Atlântico, no CCFPA. Já o domingo, dia 3, foi marcado por dois momentos especiais: um concerto com convidados, realizado pelo Duo Acalanto, e o concerto de encerramento da Caravana Sinos, no Teatro Feso — ocasião em que os participantes se apresentaram como Camerata da Caravana Sinos, resultado direto do trabalho desenvolvido ao longo dos quatro dias.

Mais do que técnica e prática musical, Leandro enfatiza o papel da arte na formação de jovens em um mundo cada vez mais digitalizado. “A música tem um papel muito importante no desenvolvimento da cognição, tanto racional quanto emocional. Assim como outras práticas como esportes ou xadrez, ela é uma ferramenta poderosa para o crescimento integral dos jovens. Em um mundo hiperconectado, a música tem se mostrado essencial". 



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.